Difusão GP

Gestão de Projetos | Treinamentos | Consultoria

Que certificação devo fazer, PMP ou Scrum?

PMP Scrum

Se você acompanha o assunto Gestão de Projetos, deve ter percebido o quanto as certificações ágeis cresceram em opções e números de profissionais certificados nos últimos anos. Também deve ter percebido quantas vagas no mercado exigem essas certificações.

PMP vs Scrum?

Neste momento você pode estar se perguntando se ainda vale a pena investir em uma certificação PMP ou CAPM, quando todo o mercado está falando de métodos ágeis e Scrum. Ou pode estar em dúvidas sobre tirar uma certificação PMP ou uma certificação Scrum.

É verdade, as certificações nessas áreas estão em alta, e eu não acho que seja um modismo, acho sinceramente que os métodos ágeis trazem muitos benefícios e vieram para ficar… pelo menos até que apareça algo novo que vai reaquecer alguns conceitos do passado e tomar o seu lugar.

Mas voltando ao centro do assunto. As certificações PMP e CAPM do PMI são baseadas no guia PMBOK e historicamente o PMI sempre foi visto como referência metodológica para projetos com ciclo de vida preditivo, ou método cascata (waterfall).

PMBOK Ágil é possível?

Isso é fato! Mas é fato também que a última versão do Guia PMBOK, a versão 6 que saiu no final do ano passado, já traz alguns conceitos de agilidade embutidos. Ainda que isso não seja totalmente novidade, pois a edição anterior trazia discretamente alguma coisa nesse sentido, nesta edição esta preocupação está mais evidente.

Soma-se a isso o lançamento em conjunto com o PMBOK do Agile Practice Guide. Um guia muito bem escrito para adoção de práticas ágeis. Práticas essas que o PMI considera como projetos de ciclos de vida adaptativos, incrementais ou ágeis.

Mas se até o PMI já está falando de ágil, então porque devo buscar a certificação PMP ou CAPM, não seria melhor ir direto para o Scrum?

Depende! Eu ainda vejo o guia PMBOK como a melhor referência para a gestão de projetos que existe atualmente. Digo isso pois é o guia mais completo, veja por exemplo que ele aborda 10 áreas de conhecimento. Além do básico, escopo, cronograma e custo, o guia traz orientações sobre qualidade, aquisições, recursos, riscos, stakeholders, comunicações e integração.

Em nenhum outro guia você terá tanta informação compilada relativa a gestão de projetos. Compare por exemplo o PMBOK com o Guia do Scrum. Guardadas as devidas proporções, pois o guia do Scrum trata de desenvolvimento de produto com base em um framework, enquanto o guia PMBOK são boas práticas para gestão de projetos. O PMBOK é muito mais abrangente.

Olhando então por esta ótica, então as duas abordagens são complementares?

Sim! O PMBOK com foco na gestão do projeto e o Guia do Scrum com foco no desenvolvimento do produto. Juntos essa dupla pode trazer muito sucesso para os seus empreendimentos.

Então, se com os guias a coisa pode caminhar junta, porque com as certificações seria diferente?

A certificação PMP ainda é muito reconhecida pelo mercado, mas com o tempo, ela por si só não será suficiente. Virou quase mandatória, enquanto uma certificação Scrum é um diferencial.

Alguns anos atrás ter inglês era um diferencial, hoje só ele não basta, as empresas já estão exigindo uma outra língua, isso sim é um diferencial hoje em dia. O mesmo está acontecendo com as certificações PMP e CAPM.

Eu, particularmente, vejo as certificações PMP e CAPM como um atestado que o profissional tem uma certa experiência com gestão de projetos, conhece minimamente as áreas de conhecimento, tem noção da abrangência das disciplinas e tem um glossário alinhado com os termos utilizados no mercado.

Na minha visão, nenhuma outra certificação pode proporcionar este conhecimento e esta visão ao profissional. E vai por mim, tem muita empresa que pensa desta mesma forma.

Mas se você ainda tem dúvidas se a certificação PMP vale a pena, você sabia que profissionais certificados como ganham, em média no Brasil, 27% a mais que gerentes de projeto que não possuem certificação? Foi isso o que a última pesquisa salarial do PMI revelou. Mais convencido agora?

Se você está nesta jornada de certificação, nós da Difusão GP queremos te ajudar. Baixe agora nosso livro “Certificações PMP e CAPM sem dúvidas – Seu guia definitivo para se dar bem na prova”.

Livro

Vá além…

Se você já leu nosso livro e quer dar um passo além, nós estamos iniciando um curso preparatório para as certificações PMP e CAPM, baseado no PMBOK 6. Serão aulas presenciais, aos sábados com direito a simulado online, jogos, garantia de aprovação e muito mais.

 

Mas se está em dúvida se deve fazer o preparatório, então que tal 10 motivos para você considerar se inscrever:

1 – Estamos atualizados com a 6ª edição do PMBOK, isso significa que você estará preparado para fazer a prova antes ou depois da mudança;

2 – Nossos instrutores são formados pela academia do PMI e possuem mais de 10 anos de experiência de mercado;

3 – Não existem atalhos quando se trata de certificações do PMI. Por isso nosso curso tem duração de 64 horas, para contemplar tudo que você precisa saber;

4 – Você receberá acesso a um simulado online com mais de 1.000 questões;

5 – Durante o curso nós usamos alguns jogos exclusivos de ensino e aprendizagem que te ajudarão a fixar o conteúdo de forma mais fácil;

6 – Estamos realmente engajados com o seu objetivo de sucesso, por isso, oferecemos sessões de mentoring em grupo;

7 – Sabemos que o estudo para a prova exige dedicação extra, nós oferecemos um canal para tirar dúvidas de forma simples e rápida;

8- Acreditamos na qualidade do nosso crso, por isso, oferecemos garantia de aprovação (consulte as condições no site);

9 – Somos do vale e trazemos o curso para o vale, sem necessidade de você se deslocar para a capital;

10 – Se a questão é dinheiro, oferecemos opções de pagamento facilitado e o melhor custo.

 

Clique no botão abaixo para saber mais informações sobre o curso ou se inscrever.

Inscreva-se