Difusão GP

Gestão de Projetos | Treinamentos | Consultoria

TERROR !!!! Mudanças no Exame da Certificação PMP – PMBok 6° edição

A cada quatro anos a comunidade dos gerentes de projetos, ligada ao PMI, vive o mesmo frenesi: MUDANÇAS NO PMBOK. E com esta noticia vem o panico e terror dos pretensos  e desavisados candidatos à Certificação PMP. SOCORROOOOOO!!!!!!!!!!

Foto: Stock

No último dia 06 de Setembro de 2017 foi lançada a Sexta Edição do Guia PMBOK em Inglês e em mais 11 linguas para download dos membros do PMI. E em 15 de Outubro será lançada a versão impressa do PMBOK em Português.

Mudanças no PMBOK

Como já dissemos, a cada quatro anos o PMBOK sofre mudanças. E isso é  positivo.

O gerenciamento de projetos é uma profissão

em constante evolução e o PMBOK deve evoluir junto, sempre refletindo as melhores e atuais práticas da profissão.

Imagem relacionada

Foto: Glenda Powers

Com a Sexta edição isso não foi diferente,  houveram sim diversas mudanças tais quais:

  • Um novo capítulo sobre o papel do gerente de projeto, tratando sobre liderança eficaz, competências, experiência e habilidades.
  • Duas áreas de conhecimento foram re-nomeadas:

–  Gerenciamento de Tempo em Gerenciamento de Cronograma

–  O Gerenciamento de Recursos Humanos em Gerenciamento de Recursos

  • Novas seções nas áreas do conhecimento:
  1. Conceitos Essenciais
  2. Tendências e Práticas Emergentes
  3. Considerações sobre Tailoring
  4. Considerações para Ambientes Ágeis / Adaptativos

E entre outras, uma mudança significativa na abordagem do PMI quanto aos ciclos de vida dos projetos,  onde muito da metodologia Ágil foi incluída. Mas esses detalhes pretendemos tratar em um outro  post (estamos preparando algo  muito especial). Aguardem.

Mudanças no Exame PMP

Juntamente com lançamento da nova edição do Guia PMBOK, veio também a noticia de que a partir do dia 26 de março de  2018 haverá a mudança no exame PMP.

MUDANÇA NO EXAME PMP ???? Mas que mudança?

O exame PMP não é uma prova do PMBOK, mas tem no mesmo sua referência teórica.

Imagem relacionada

Foto: Stock

Logo o Exame para Certificação PMP irá deixar de referenciar o Guia PMBOK 5° edição e passará a referenciar o Guia PMBOK 6° edição.

Isso implica em mudança de linguagem e terminologias,  mudança nas relações entre alguns processos, e algumas outras. Porém segundo o próprio PMI (veja oque o PMI está dizendo a respeito) o exame continua sendo composto por questões que são confeccionadas por membros ativos em todo o mundo. E o exame continua obedecendo o  padrão desenvolvido a partir de técnicas internacionais de avaliação de profissionais, conforme o Guia da Certificação PMP (clique aqui para ver) continua descrevendo.

Alarmismo oportunista

Aproveitando esta situação e a falta de informação por parte dos diversos gerentes de projetos aspirantes à Certificação PMP, muitas instituições e provedores de treinamento aterrorizam os pretensos candidatos.

Nossos e-mails ficam lotados com mensagens que noticiam aos quatro ventos a mudança no exame. Até aqui nenhum problema. Mas tais mensagens anunciam a ultima chance para a realização do exame segundo a 5° edição do Guia PMBOK, como se a partir de 26 de março de 2018 vá ser impossível a aprovação no exame sob a nova referência. Como se fosse haver uma restruturação total do exame e tudo oque se sabe, até hoje, sobre a Certificação PMP fosse cair por terra.

Isso tudo como estratégia, para vender cursos preparatórios para gerentes de projetos desavisados que tem planos futuros para realização do processo de certificação. E a partir deste exagerado alerta, atropelam seus planos e desesperadamente tentam buscar a certificação, muitas vezes sacrificando o sucesso deste precioso projeto.

Oque fazer, então, diante desta mudança?

Resultado de imagem para expressão de duvida

Foto: Jaqueline Salles

Mantenha seu plano. Se você esta planejando obter sua certificação PMP a médio ou longo prazo,  não se desespere. Os critérios para a certificação PMP permanecem os mesmos, talvez você tenha que revisar alguns pontos do PMBOK. Mas nada que um gerente de projetos apto,  não esteja sabendo ou que não tenha a miníma noção. Afinal a certificação apenas atesta que você é um profissional experiente, atualizado nas novas práticas do mercado e conhecedor das boas praticas de gerenciamento de projetos.

Se você tem  planos a curto prazo, mantenha seus planos também. Não perca tempo, se prepare e inicie logo seu processo de certificação.

“Mas como eu devo me preparar?”

Em primeiro lugar, cuidado com os oportunistas.  Existem vários espalhados por aí tentando te empurrar uma fórmula magica qualquer para te fazer passar no exame. CUIDADO.

Dicas:

  • Não existe padronização dos cursos preparatórios para a Certificação PMP. Sejam os cursos oferecidos por instituições REP ou não,  todos os cursos de gerenciamento de projetos devem seguir critérios básicos de uso de imagem e terminologias, determinados pelo PMI. Mas metodologias de ensino, material didático, métodos de fixação e aferição de aprendizado são opções de cada instituição.
  • Busque instituições idôneas e cuja metodologia se encaixa nas suas características de aprendizado.
  • Valorize os acessórios como: material didático original (cópia de material alheio é crime), acompanhamento individual (coach), metodologia de fixação (games), simulados online,  entre outros. Este tipo de material demonstra o cuidado e comprometimento da instituição com o sucesso do candidato.
  • Busque empresas especializadas em projetos. Muitas empresas de treinamento em áreas de processo industrial estão se aventurando no  mercado de projetos sob o  pretexto de que é tudo a mesma coisa. Lembre: Projeto é projeto e processo é processo.
  • Curso preparatório PMP é muito denso, 30 ou 40h são insuficientes para preparar o candidato com real eficiência. Procure cursos com carga horária adequada.
  • Verifique com cuidado o curriculum dos instrutores, se eles realmente tem experiência em projetos e atuam na área. Atuar na área é gerenciar projetos … outra vez … projeto é projeto, processo é processo.
  • Cuidado com cursos preparatórios de instrutores únicos, eles podem não estar capacitados  para cobrir todas as áreas de conhecimento e é sempre bom ter diversas visões durante a preparação para o exame.
  • O Capitulo PMI-SP tem uma Academia de Formação para Instrutores em Gerenciamento de Projetos (AFIGP). A AFIGP prepara instrutores nas melhores técnicas andragógicas e certifica que estes atuam de acordo com as exigências do PMI. Procure em sua região cursos com instrutores habilitados pelo PMI, e de preferência que possam comprovar que já atuaram em treinamentos promovidos pelo PMI.

Conselho

Seja um bom gerente para o seu projeto profissional, demostre que você está apto para a Certificação PMP. Determine seus objetivos,  levante os requisitos, analise os riscos, gerencie seus stakeholders, recursos e aquisições, planeje e parta para a execução deste projeto que pode ajudar a mudar sua vida profissional.

Quer saber tudo sobre as mudanças na certificação e como se preparar para a prova? Baixe grátis o nosso livro Certificações PMP e CAPM sem dúvidas – O seu guia definitivo para se dar bem na prova

Livro

Mas se você está a procura de um curso que já esteja alinhado com o PMBOK 6, você precisa conhecer o nosso preparatório. A Difusão GP juntou anos de experiência para trazer o que há de melhor pra você, nós queremos te auxiliar na caminhada para esta conquista.

Preparatório PMP e CAPM

Gostou do artigo, curta, compartilhe, comente…