Difusão GP

Gestão de Projetos | Treinamentos | Consultoria

Mitos e Verdades sobre certificações do PMI

PMP Scrum

Se você está em busca de uma certificação do PMI, seja ela PMP ou CAPM, já deve ter pesquisado bastante na internet. Também já deve ter encontrado diversas informações contraditórias e deve estar com muitas dúvidas. Por isso nós decidimos reunir os maiores mitos e verdades sobre essas certificações. Ajudando você a se preparar melhor. Então vamos ao que interessa.

A prova de certificação PMP muda cada vez que o PMBOK muda.

MITO. Muitas pessoas confundem a mudança do PMBOK com a mudança da prova. Na verdade a mudança da prova acontece com muito mais frequência. Enquanto o PMBOK muda em média, a cada quatro anos, a prova de certificação passa por mudanças constantemente. Apesar disso, podemos dizer que grandes mudanças no PMBOK com certeza irão gerar mudanças significativas na prova.

A certificação PMP e CAPM utilizam a mesma referência bibliográfica.

VERDADE. Ambas utilizam o PMBOK como referência, a diferença básica é que a prova de certificação CAPM irá cobrar os conceitos da gestão de projetos, enquanto a prova de certificação PMP irá considerar várias questões situacionais que exigem que o candidato tenha alguma experiência prática para responder corretamente.

Um curso preparatório para certificação PMP serve como preparatório para certificação CAPM.

VERDADE. Como mencionado anteriormente, ambos utilizam a mesma referência, a diferença está na experiência prática que cada prova exige do candidato. Leve em conta os critérios de elegibilidade antes de escolher qual a prova você irá prestar.

Preciso ser membro do PMI para prestar as provas de certificação.

MITO. Qualquer um que atenda os critérios de elegibilidade pode prestar as provas de certificação. A vantagem de se tornar membro do PMI é que você recebe acesso a biblioteca de publicações do PMI, o que inclui o PMBOK. Além disso, tem desconto na hora de pagar a sua prova.

Preciso ter experiência prática com projetos para prestar a prova PMP.

VERDADE. A prova de certificação PMP exige que você tenha uma certa experiência com gestão de projetos. Isso é realmente importante pois as questões da prova irão testar como você lida em diversas situações. Essas situações são muito semelhantes as que um gerente de projetos encontra na vida real. Portanto não subestime a necessidade da experiência prática. Se você não possuir a quantidade de horas necessárias para prestar a prova de certificação PMP, considere se certificar como CAPM.

Posso cair na auditoria se minhas informações não estiverem corretas.

MITO. O processo de auditoria do PMI é totalmente aleatório e você pode ser selecionado independente do que você preencheu. Esteja ciente que eles irão verificar tudo, preencha com informações verdadeiras, nunca minta no preenchimento. Na dúvida é melhor não dar chance para o azar.

Preciso fazer um curso preparatório para prestar a certificação.

MITO. O PMI não exige que você faça um curso preparatório. Porém, exige que você tenha uma experiência formal de educação em gestão de projetos. Contudo, os cursos preparatórios ajudam muito, além de servirem como esta evidência de educação formal. Nesses cursos geralmente os instrutores passam dicas que não são vistas nos livros. Além disso eles proporcionam disciplina para os seus estudos, o que para as provas de certificação do PMI são fundamentais.

Se não passar de primeira posso tentar novamente.

VERDADE. O PMI permite que você preste a prova novamente utilizando o mesmo processo de elegibilidade, sem a necessidade de enviar novamente toda a documentação. Mas fique atento, o processo tem validade e se você não refizer a prova neste período terá que começar tudo novamente.

Depois de aprovado no exame PMP, preciso prestar novamente a prova para renovar minha certificação.

MITO. Após ser aprovado na prova de PMP você deve acumular PDUs (professional development units) para manter sua credencial. A renovação ocorre em ciclos de 3 anos.

Somente instituições REP podem emitir PDUs.

MITO. Você pode registrar PDUs com praticamente qualquer atividade relacionada a gestão de projetos em que você se desenvolveu. Pode ser em uma palestra, evento e até happy hours do PMI.

Ainda tem dúvidas sobre as provas de certificação do PMI, dê uma olhada no livro que escrevemos sobre o assunto, juntando nossas experiências ajudando pessoas a se darem bem na prova.

Está considerando fazer um curso preparatório, então dê um olhada no nosso curso e veja os diferenciais que ele oferece.

 

Tem dúvidas entre uma certificação Scrum ou uma certificação PMP, confira o nosso último post onde falamos exatamente sobre esse assunto.

Quer saber mais sobre os critérios de elegibilidade para a certificação PMP, então acesse esse post onde tratamos esse assunto com mais profundidade.

Ainda ficou com dúvidas, entre em contato conosco que ficaremos gratos em te ajudar! Agora atendemos também via Whatsapp Business (12) 99670-8771.

Gostou do post, curta, comente, compartilhe…