Difusão GP

Gestão de Projetos | Treinamentos | Consultoria

Cuidado!!! – Projeto, um Campo Minado

Um grande amigo e experiente gerente de projetos, costuma comparar Projeto a um campo minado. E devo confessar que gosto muito desta figura, não apenas pelo fato óbvio de que o projeto esconde uma série de “armadilhas” que devem ser evitadas, mas também por outras lições que gostaria de dividir com você.

 

  • O campo minado “separa” você do objetivo do projeto

Ninguém cruza um campo minado por “esporte”. Todo soldado que se expõe a este risco, tem por objetivo alcançar uma posição reconhecidamente importante do outro lado.

Da mesma forma, o Projeto não tem um fim em si mesmo. O Projeto é um meio pelo qual, ao final, alcançamos um objetivo único e determinado.

 

  • Use detectores de minas

Soldados bem treinados fazem uso de ferramentas para localizar e desarmar explosivos enterrados.  Nenhum soldado, em sã consciência, irá tentar cruzar um campo minado com base na tentativa e erro.

Existem diversos métodos e ferramentas, dos quais podemos lançar mão para identificar e mitigar os riscos de um projeto. Gerentes de Projetos bem preparados conhecem e fazem uso destas práticas, de forma contextualizada, na busca do sucesso de seus projetos.

 

  • Pise nas pegadas dos que vão à frente

Num campo minado os soldados andam em fila pisando no mesmo lugar que o soldado da frente já pisou, pelo simples fato de que nesta determinada trilha, comprovadamente, não há explosivos escondidos.

Usar as lições aprendidas em projetos anteriores é um jeito de evitar muitos riscos comuns em projetos. O Gerente de Projetos não precisa aprender de maneira empírica, ele pode evitar vários percalços da “curva de aprendizado” usando a experiência de outro Gerentes de Projetos.

 

No campo minado, o soldado bem-sucedido chega ileso ao outro lado e conquista seu objetivo. Assim também o Gerente de Projetos alcança o sucesso de seu projeto quando consegue concluí-lo evitando os riscos que podem prejudicá-lo.

Gostou?  Curta, Comente, Compartilhe!

Alexandre Serpa

Equipe Difusão