Difusão GP

Gestão de Projetos | Treinamentos | Consultoria

CHA – O Energético do Gerente de Projetos – # Competências

Vivemos tempos de grandes transformações no ambiente profissional, crises financeiras tem assolado o  mercado de projetos. Em breve o emprego como conhecemos hoje, não existirá mais. As exigências para os profissionais de projetos já superam a necessidade de um curso universitário, uma pós-graduação e uma certificação. O mercado pede cada vez mais competências.

Você esta se sentindo desanimado? Esta sentindo aquela vontade de desistir? Que tal um energético pra dar aquele gás?

Você precisa do CHA !!!!!

Imagem relacionada

Foto: Mariana Duro

Esta é a era das Soft Skills

Estamos entrando em uma nova era profissional, a era das Soft Skills.

Durante anos vimos investindo a maior parte dos nosso esforços no desenvolvimento dos nossos Hard Skills,  aquelas habilidades que podemos aprender e desenvolver com facilidade, aquelas competências que podemos conseguir dentro de uma sala de aula. Os Hard Skills são tangíveis e fáceis de se avaliar: formação, proficiência em línguas, domínio de programas computacionais, conhecimento de frameworks de gestão e etc. Nos últimos anos este tem sido o maior foco dos profissionais, que lotam as cadeiras da universidades e cursos de pós-graduação.

Já os Soft Skills são habilidades  subjetivas, muito mais difíceis de avaliar. Conhecidas também como people skills (habilidades com pessoas) ou interpersonal skills (habilidades interpessoais), pois elas são exatamente isso, elas estão relacionadas à sua forma de se relacionar e interagir com as pessoas. Isto tudo,  sem falar nas atitudes tomadas frente à diferentes situações e pessoas. São habilidades, atitudes e competências cada vez mais valorizadas em todo os tipos de profissionais.

Quer dizer que devo abandonar o  desenvolvimento de meus Hard Skills e investir apenas nos Soft Skills?
Meus  conhecimentos não são mais necessários?
Imagem relacionada

Foto: Martina Testroet

Não, o que o mercado espera de você é o equilíbrio. Como profissional, espera-se que você tenha os conhecimentos necessários para o desempenho da sua função, mas também que você desenvolva suas habilidades pessoais e atitudes para que haja fluência no  seu trabalho. Trabalho, este, que cada vez mais depende de sua interação com outras pessoas. Lembre, hoje em dia não se faz nada sozinho, quem se isola esta fora do mercado.

O mercado esta sedento pelo CHA

Mas que chá é este? Como uma bebida pode resolver minha vida profissional?

O CHA é o conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes que todo profissional pode e deve desenvolver. São as competências,  na sua mais ampla definição, que são  esperadas pelo mercado por parte de cada profissional.

As características de cada CHA  dependem de cada profissão, de cada contexto do mercado.  Já o desenvolvimento destas competências   dependem de cada profissional,  de suas pre-disposições, inclinações de personalidade e das lacunas identificadas em cada um.

Sobre tudo, o desenvolvimento do seu CHA depende da sua capacidade de fazer uma auto-avaliação sincera e de se movimentar, tomando as ações necessária para mitigar seus pontos fracos e potencializar os fortes. E desta maneira ser um profissional que entregue valor ao seu cliente e à sua equipe de trabalho.

O CHA do Gerente de Projetos

Há pouco mais de um ano, eu (@Alexandre Serpa) me juntei com dois amigos (@Francisco Júnior@Kleber Ramos) para discutirmos como difundir conhecimento em gerenciamento de projetos para a comunidade do Vale do Paraíba e permitir esse desenvolvimento de competências. Nós decidimos criar a Difusão GP. Das nossas reuniões extraímos diversas ideias, algumas estão no forno e outras já estão dando resultados. Uma dessas ideias que vem dando resultado é o workshop ProjectYou.

O ProjecYou trata exatamente do CHA necessário aos gerentes de projetos, neste novo contexto, que não pode se contentar apenas com conhecimento técnico. Durante o workshop, que tem duração de 8 horas, nós simulamos um projeto real, do inicio até o encerramento, com todos os problemas que de fato acontecem no dia a dia. Os participantes são expostos a situações que nenhum livro ensina, exigimos habilidades e atitudes além de conhecimento técnico.

É óbvio que por se tratar de um curso de formação, apresentamos uma teoria que fornece todo o embasamento para o desenrolar do projeto, mas o que de fato o diferencia de um treinamento convencional é justamente a dinâmica que oferecemos. O que foi ensinado no curso pode ser aplicado imediatamente pelos alunos, seja para projetos pessoais ou profissionais.

Nós temos trazido para a nossa região um treinamento de altíssimo valor, ótima qualidade e com um custo extremamente competitivo. Prova disso são os depoimentos que recebemos dos alunos que já passaram pelo treinamento, veja aqui.

Não perca esta oportunidade

Nossa experiência tem dado tão certo, que temos recebido vários  convites para “servir” este CHA em outras cidades da nossa região. Já estivemos em São José dos Campos, Pindamonhangaba e Taubaté no próximo semestre vamos fazer uma nova  serie deste treinamento nestas e em outras cidades, onde muitos gerentes de projetos e outros profissionais interessados em projetos estão sedentos por este poderoso “energético” para suas carreiras.

Para repetirmos o mesmo sucesso que tivemos em nossa região, estamos mantendo a mesma triade que já  vem dando certo: altíssimo valor, ótima qualidade e com um custo extremamente competitivo. Se você tem interesse de levar o ProjectYou para sua região/cidade,  clique aqui e faça contato conosco.

Não perca esta oportunidade.

Gostou do artigo, curta, compartilhe, comente…