Difusão GP

Gestão de Projetos | Treinamentos | Consultoria

Certificação PMP – Parte 4 – Prova

Certificação PMP - Parte 4 - Prova

A prova de certificação PMP é o momento pelo qual você estudou e se esforçou nos últimos meses. É o momento que seu esforço e sua capacidade são colocados em teste. É preciso estar preparado não só tecnicamente. É fundamental também ter preparo físico e mental. Afinal serão 4 horas de prova!

Duração da prova

Como disse, a prova de certificação tem duração de 4 horas. Além desse tempo, você terá 15 minutos antes da prova para realizar um tutorial e depois da prova, mais 15 minutos para responder uma pesquisa. Essas duas etapas adicionais não são obrigatórias e, portanto, você não será prejudicado se não fizer.

Dica: Recomendo fortemente que você faça o tutorial antes do início da prova, ele te ajudará a saber um pouco melhor como funciona a mecânica do teste de certificação. No fim das contas, pode ser o tempo que você precisa para se acalmar antes da prova em si.

Uma vez iniciada a contagem de tempo, o relógio não pára. Você pode até querer ir ao banheiro, tomar uma água ou sair para respirar durante a prova. Saiba que o tempo está correndo sem parar.

Duração da Prova

Foto por Veri Ivanova

Dica: Uma hora antes do início da prova de certificação, faça uma refeição leve. Com meia hora de antecedência, vá ao banheiro. Faltando 15 minutos, faça um alongamento e um exercício de respiração. Isso vai te ajuda a relaxar.

Dica: O tempo da prova é precioso e justo. Se você estiver travado em uma questão, marque a alternativa que você julga mais correta, sinalize a questão para revisar ao final e passe para a próxima. Não perca muito tempo! Isso vai te deixar mais nervoso e as vezes a resposta de uma questão pode ficar clara quando estiver respondendo outra questão da prova. Essa dica também vale para aqueles momentos de “branco”.

A prova de certificação é composta por 200 questões de múltipla escolha com 4 alternativas. Dessas questões, 25 são para teste e não contam na sua nota final. Elas não são identificadas, então prepare-se para responder as 200 questões de forma correta.

Conteúdo da prova de certificação

O PMI divide as questões por domínios, iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. Cada um com uma quantidade de questões conforme a tabela abaixo.

Dominio Porcentagem de questões
Iniciação 13%
Planejamento 24%
Execução 31%
Monitoramento e Controle 25%
Encerramento 7%

Fonte: PMP Certification Handbook – revisão de 01 de agosto de 2017

Essa porcentagem muda com frequência. Para saber a mais atual, consulte sempre o PMP Certification Handbook clicando aqui.

Além desta divisão, cada domínio possui tarefas que devem ser avaliadas durante a prova. Tome como exemplo a tarefa 9 do domínio de planejamento. “Desenvolver o plano de gestão de mudanças definindo como elas serão endereçadas e controladas para permitir um acompanhamento e gestão das mudanças.

Os detalhes de cada tarefa também podem ser consultados no PMP Certification Handbook.

Uma coisa que poucos sabem e que vale ressaltar é que a prova de certificação muda com uma frequência maior que o PMBOK. Muitos acreditam que a prova só muda de 4 em 4 anos, junto com o guia. Mas acredite, esta mudança pode acontecer a cada ano ou de dois em dois anos. Por isso, esteja atento às versões do PMP Certification Handbook.

Obviamente as questões mudam com frequência ainda maior, mas sempre seguindo as diretrizes do Handbook. Entretando, pessoas que reprovaram e refizeram a prova logo na sequência, relataram que as questões eram praticamente as mesmas. Espero que você não precise usar essa dica!

Questões da prova de certificação

As questões cobradas na certificação são em sua maioria situacionais. Elas vão buscar entender se você de fato trabalha com projetos. As questões da prova de certificação exigem que você tenha uma certa vivencia para responder a coisa certa. Não raramente você encontrará questões que parecem ter mais de uma resposta correta. Apenas uma está totalmente correta ou é a mais correta entre todas, cuidado.

É comum encontrar questões que te perguntam o que é melhor fazer na sequência de um determinado fato. Opte pela alternativa que resolva de vez a questão, que seja mais assertiva. Geralmente é a alternativa correta.

A nota para ser aprovado na prova varia entre 60% e 70% e é calculada com base em diversos fatores. Esteja preparado para fazer uma pontuação maior que 70% e você não terá problemas. Meça seu desempenho com base nos simulados que você fez.

Dica: A prova de certificação considera que você está gerenciando um grande projeto e sua ética é exemplar. Cuidado com questões que te colocam em situações de conflito de interesses ou que envolvam ética. Pense sempre como um cidadão americano ético agiria. Pode parecer bobagem mas ajuda a esclarecer algumas dúvidas sobre qual alternativa você deve escolher.

Questões que exigem cálculo são presença garantida na prova de certificação. Aparecem pelo menos duas delas. Geralmente levam mais tempo para serem resolvidas, por isso é importante gerenciar bem o tempo. Os cálculos são simples e podem ser resolvidos facilmente desde que você mantenha a calma.

Dica: Você receberá um rascunho e um lápis ou caneta no início da prova. Use este material para anotar as fórmulas antes de iniciar a contagem do tempo, durante o tutorial por exemplo. Pode te ajudar a manter a calma posteriormente.

Dica: Se você leu nossos posts anteriores e percebeu que não possui os pré requisitos para obter a certificação PMP, mas quer obter a certificação CAPM, todas essas dicas são válidas. Há ressalvas porém quanto ao conteúdo da prova. As questões são menos situacionais. Elas serão direcionadas para testar seu conhecimento em gestão de projetos, independente da sua experiência.

Idioma da prova

A prova é toda em inglês, mas fique calmo, é possível escolher o português brasileiro como idioma auxiliar. Lembre-se de fazer esta escolha no momento em que estiver agendando a prova e efetuando o pagamento. Esse idioma auxiliar não custa nada e pode ser de grande ajuda caso você não seja fluente em inglês.

A tradução deste auxílio em português é boa mas tem seus “probleminhas”. Assim como você já deve ter percebido no PMBOK caso tenha lido ele em português. Algumas expressões que costumamos utilizar em inglês foram traduzidas, soando bem estranho. Nada que seja impossível de acostumar.

Eu recomendo que você use esse auxilio em todos os casos, com apenas uma ressalva. Se você é fluente em inglês e seu material de estudo foi todo em inglês, não utilize.

O auxílio do idioma aparece na mesma tela em que a pergunta e as alternativas também são mostradas. Você só deve prestar atenção pois ao selecionar a alternativa, utilizará o texto em inglês. Só tome cuidado para não se confundir. Não há “pegadinha”, as alternativas são mostradas na mesma ordem, mas vale a dica.

Local da prova

As provas são realizadas em um centro conveniado da Prometric, existem alguns pelo Brasil, consulte aqui o centro mais próximo da sua casa. Se possível, visite o local dias antes para conferir as facilidades do entorno. Estacionamentos, restaurantes, padarias, lanchonetes, pontos de ônibus, acesso ao metro, etc.

Local da Prova

Foto por Jean Frederic Fortier

Além disso, verifique a localização da sala onde a prova é realizada. Onde ficam os banheiros e o guarda volumes. Essas verificações antecipadas podem ajudar a te manter calmo já que você não terá que se preocupar com elas no dia da prova.

Programe sua ida. O google já permite que você agende um trajeto e ele te apresenta qual é o tráfego naquele dia da semana e horário. Também é possível ver qual a dificuldade para encontrar uma vaga de estacionamento no entorno. É recomendado que você chegue ao local da prova com pelo menos 30 minutos de antecedência.

Ambiente da prova

Para entrar na sala onde a prova será realizada, você não deve levar nenhum tipo de comida ou bebida, nem celular, relógio, calculadoras. Você deve deixar todos os seus pertences do lado de fora. Geralmente eles disponibilizam um guarda volumes.

Você também passará por uma revista todas as vezes que você entrar e sair da sala. Lembra que eu falei que o tempo é precioso. Saiba que ao sair para ir ao banheiro ou beber água, você vai passar pela revista.

Ambiente da Prova

Foto por William Iven

A sala onde a prova é aplicada se parece com uma lan house, vários computadores em cabines individuais. Você e seu colega do lado são separados por uma parede de madeira. Você receberá um abafador que vai te ajudar a manter a concentração mesmo que haja ruído na sala. O tempo todo você estará sendo filmado, por mais de uma câmera, de diversos ângulos, não tente nenhuma esperteza.

Documentos necessários

Para realizar a prova você precisa levar um documento oficial, válido, que tenha sua foto e assinatura. Na dúvida, leve logo dois documentos. Leve impresso o comprovante do agendamento da prova com o seu Eligibility ID enviado pelo PMI.

O que muda com a 6ª Edição do PMBOK

Com o lançamento da 6ª edição do PMBOK, no dia 6 de setembro de 2017, é natural que a prova também passe por alterações. Isso vai levar um tempo, mas segundo o PMI essas alterações já passam a valer no primeiro trimestre de 2018.

Então o que esperar desta nova prova? Esta edição do guia trouxe uma nova abordagem sobre os ciclos de vida dos projetos e sua interferência com o modelo a ser adotado.

Também foram incluídos novos conceitos sobre estrutura organizacional e governança, grande parte por influência dos métodos ágeis. Há uma nova seção dedicada exclusivamente ao papel do Gerente de Projeto, isso também deve ficar evidente na prova.

Ainda com relação aos métodos ágeis, algumas ferramentas e técnicas novas foram incluídas, isso também deve cair na prova. Bem como as considerações sobre ambientes adaptativos.

No mais, as alterações em nomes de processos não devem fazer muita diferença para a prova de certificação. A passagem de um processo de uma área de conhecimento para a outra também não deve afetar.

Ressalto que três processos foram adicionados, “gerenciar o conhecimento do projeto”, “controlar os recursos” e “implementar respostas aos riscos”.

Na prática esses novos processos demonstram a importância que o PMI quer dar para o registro constante das lições aprendidas nos projetos. Adotando como prática constante e não somente no final de cada projeto.

Com relação aos recursos, a gestão agora enfatiza todos os recursos do projeto e não só os recursos humanos. O que na minha visão também faz todo sentido.

Já com relação aos riscos, fica claro que o PMI está dando importância cada vez maior para esta disciplina.

Além disso houve uma mudança na forma que o PMI entende que a garantia da qualidade é executada. Na prática as ferramentas indicadas não são muito usadas. Isso pode se refletir no exame com menos ênfase para essa questão.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo que precisa saber para se preparar para a prova de certificação, relaxe. Faça aquilo que você se preparou durante meses para fazer e após realizar a prova, comemore mais uma conquista.

Você perdeu nossos posts anteriores? Quer saber oque já falamos sobre este assunto? Leia nosso post anterior e saiba mais sobre o processo de assessment para o exame PMP.

Nos próximos posts mais  informações sobre a preparação e o exame, fique ligado.

E caso você queira saber um pouco mais sobre as mudanças do exame para certificação PMP, com a 6ª Edição do PMBOK, leia:

TERROR !!!! Mudanças no Exame da Certificação PMP – PMBok 6° edição

Quer saber tudo sobre as mudanças na certificação e como se preparar para a prova? Baixe grátis o nosso livro Certificações PMP e CAPM sem dúvidas – O seu guia definitivo para se dar bem na prova

Livro

Mas se você está a procura de um curso que já esteja alinhado com o PMBOK 6, você precisa conhecer o nosso preparatório. A Difusão GP juntou anos de experiência para trazer o que há de melhor pra você, nós queremos te auxiliar na caminhada para esta conquista.

Preparatório PMP e CAPM

Gostou do artigo, curta, compartilhe, comente…

Foto em destaque por Helloquence.