Difusão GP

Gestão de Projetos | Treinamentos | Consultoria

Certificação PMP – Parte 5 – Preparação para o exame PMP

 

A preparação para o exame PMP é uma jornada, um projeto pessoal, um desafio ao qual você esta se lançando a concretizar! Entusiasta de corridas, faço aqui analogia a maratona, onde são necessários além de grande preparo físico, preparo mental, psicológico, estratégia e resiliência.

Resultado de imagem para correndo

Antes de planejar visualize o resultado

Maratonistas entendem que o dia da corrida é a ultima etapa da jornada. O que ocorre após muitos km de treinos. A conclusão da prova é a consagração do empreendimento, iniciado, planejado executado, monitorado e encerrado.  Como todo projeto, realizado por você, visualize o momento, sinta como será quando atingir o objetivo, isso será sua maior motivação.

Defini a data do exame

Somos seres concretos e precisamos de marcos para definir nossos planos.  Assim estabeleça a data da prova! O seu limite, sua restrição, a META. Assuma este compromisso com você, como seu kick-off, inicio de projeto. Esta iniciativa irá lhe ajudar a sair da inércia.

Analise seu estado atual

Por exemplo, use a matriz SWOT (Forças, Fraquesas, oportunidades e ameaças). Seja sincero e considere suas fraquezas (aspectos internos) e ameaças (aspectos externos) que podem atrapalhar seu estudos. Quanto mais claro para você melhor!  Considere interferências daqueles que amamos. Identificar esses riscos irão ajudar a definir sua disponibilidade.  Resultado de imagem para swot

Quanto tempo para estudar?

Defina sua real disponibilidade diária para estudar, aqui vale o bom senso. É melhor programar 1 hora diária efetiva de estudos que 2 ou 3 que não podem ser cumpridas. Dias de folga, feriados e finais de semana, podemos extender um pouco a disponibilidade. Especialmente para realização de simulados.

Quais ferramentas?

Defina suas ferramentas de estudo, quais referências de estudo, cursos preparatórios, sistemas de simulados serão utilizados, para então definir o seu cronograma de estudos.

Have a Break!

Considere pausas para continuar a jornada. Os maratonistas o fazem para evitar lesões, manter o corpo saudável e mente afiados. Aqui fica a mesma dica, se puder incluir na sua rotina atividades físicas e exercícios de relaxamento e respiração. Será muito bem vindo.

Quase lá!

Considere ao menos uma semana para fechar os estudos antes da prova. Acabar os estudos e fazer a prova no dia certamente irá gerar estresse e reduzir sua eficácia no exame. Use esses dias para rever como foi a jornada até aqui, relaxar um pouco e seguir para a grande dia com motivação, entusiasmo e confiança.

Você perdeu nossos posts anteriores? Quer saber oque já falamos sobre este assunto? Leia nosso post anterior e saiba mais sobre o exame PMP.

Nos próximos posts mais  informações sobre o investimento para a certificação, fique ligado.

E caso você queira saber um pouco mais sobre as mudanças do exame para certificação PMP, com a 6ª Edição do PMBOK, leia:

TERROR !!!! Mudanças no Exame da Certificação PMP – PMBok 6° edição

Quer saber tudo sobre as mudanças na certificação e como se preparar para a prova? Baixe grátis o nosso livro Certificações PMP e CAPM sem dúvidas – O seu guia definitivo para se dar bem na prova

Livro

Mas se você está a procura de um curso que já esteja alinhado com o PMBOK 6, você precisa conhecer o nosso preparatório. A Difusão GP juntou anos de experiência para trazer o que há de melhor pra você, nós queremos te auxiliar na caminhada para esta conquista.

Preparatório PMP e CAPM

Gostou do artigo, curta, compartilhe, comente…