Difusão GP

Gestão de Projetos | Treinamentos | Consultoria

Certificação PMP – Parte 3 – Assessment

Você se decidiu pela Certificação PMP? Atende todos os requisitos?

É hora de submeter sua candidatura ao PMI. É o Processo de Assessment.

Dentre todas as fases da certificação esta é mais “obscura” para os candidatos. Talvez porque envolva a incerteza da aceitação das experiências apresentadas e também um investimento financeiro alto. É depois do assessment que o candidato vai pagar a famosa e poupuda taxa para realização do exame.

Imagem relacionada

Foto: Vanessa Coppes

Vamos tentar clarear um pouco este processo.

Preciso ser associado ao PMI para ter a Certificação PMP?

Não. Você precisa se cadastrar no site do PMI. Mas não  fique preocupado, se cadastrar não significa que você terá que pagar uma taxa.

Você vai obter um número de identificação, pelo qual o PMI vai te dar acesso a várias áreas do site, inclusive a área de aplicação da sua candidatura à certificação.

Já os associados ao PMI (ou membros), são aqueles que pagam uma anuidade e tem direito a uma série de vantagens. Como acesso a biblioteca do PMI, possibilidade de se candidatar às vagas de voluntariado,  descontos em congressos, eventos, certificações e livros. Entre outras.

“Quanto custa ser associado ao PMI?”

Como aplicar minha candidatura?

Acesse o site do PMI,  faça seu login e acesse a área Certifications. Selecione a certificação desejada, no caso Certificação PMP e então a opção Apply Now.

pmi.org

Você deverá preenche o formulário, ele  é auto explicativo e interativo.

Dica: Monte uma planilha com todas as suas experiências em gerenciamento de projetos, com a descrição do projeto e as datas de início e término de sua atuação. Isso facilitará o preenchimento de sua aplicação.

Dicas: Tenha a mão todos os certificados de treinamentos e documentos pessoais.

Oque acontece agora?

Quando você aplica a sua candidatura à Certificação PMP, seu dados vão para análise e levam exatos 5 dias para sua aplicação ser respondida.

Por isso não se desespere !!!! Não adianta ficar olhando na sua caixa de e-mail todos os dias, a resposta só chega 5 dias depois da aplicação.

E depois de 5 dias ?

Você conseguiu o Assessment

Você vai receber um e-mail dizendo que sua aplicação foi aceita e que tem 1 ano, a partir desta data, para realizar o exame.

Neste e-mail haverá um link que te encaminhará para a página de pagamento da taxa do exame, cujos os valores são os seguintes:

Feito o pagamento você recebe um novo e-mail informando um número de Elegibilidade que você irá usar para efetuar o exame. E também os dados da prova que você escolheu fazer e um link para agendamento do exame.

O exame pode ser agendado de segunda a sexta-feira no período da manhã e da tarde durante o ano todo, exceto aos feriados.

Dica: Após receber o Assessment você não precisa fazer o pagamento imediatamente, nem agendar a prova. Você terá o período de 1 ano após receber o e-mail de Elegibilidade para efetuar o pagamento, agendar e realizar o exame. Porém não deixe para a última hora, lembre-se do processo de auditoria.

Você caiu na “Malha Fina”

Todos os candidatos estão sujeitos à auditoria do sistema de aplicação do PMI, mas apenas uma porcentagem é selecionada e de modo aleatório.

Se você for  selecionado pela auditoria, irá receber um e-mail, após o pagamento da taxa do exame,  com instruções detalhadas de como proceder.

Será necessário o envio de:

  • Cópias de seu diploma ou equivalente mundial
  • Assinaturas de seu(s) supervisor(es) ou gerente(s) do(s) projeto(s) registrado(s) na seção de verificação de experiência da candidatura
  • Cópias de certificados e/ou cartas do(s) instituto(s) de treinamento para cada curso registrado na candidatura para comprovação das horas de contato exigidas de formação em gerenciamento de projetos

O candidato tem 90 dias para o envio da documentação, que deverá seguir via correio ou serviço de entrega expressa, por conta do candidato. Durante o período de envio e análise dos documento a contagem do tempo de Elegibilidade é interrompido.

A análise dos documentos deve levar de 5 a 7 dias após o recebimento no PMI. Após esse período o candidato receberá um e-mail com a confirmação da Elegibilidade. Neste e-mail também a nova data de vencimento da mesma e as  instruções para agendamento do exame.

Daqui até o final só depende de você se preparar e fazer um bom exame.

 

Você perdeu nossos posts anteriores? Quer saber oque já falamos sobre este assunto? Leia  nosso  post anterior e saiba quais requisitos você deve preencher pra poder estar apto para o exame PMP .

 

Nos próximos posts mais  informações sobre a preparação e o exame, fique ligado.

 

E  caso você queira saber algo  sobre a mudança do exame para certificação PMP, com a 6° Edição do PMBOK, leia:

TERROR !!!! Mudanças no Exame da Certificação PMP – PMBok 6° edição

Quer saber tudo sobre as mudanças na certificação e como se preparar para a prova? Baixe grátis o nosso livro Certificações PMP e CAPM sem dúvidas – O seu guia definitivo para se dar bem na prova

Livro

Mas se você está a procura de um curso que já esteja alinhado com o PMBOK 6, você precisa conhecer o nosso preparatório. A Difusão GP juntou anos de experiência para trazer o que há de melhor pra você, nós queremos te auxiliar na caminhada para esta conquista.

Preparatório PMP e CAPM

Gostou do artigo, curta, compartilhe, comente…