Difusão GP

Gestão de Projetos | Treinamentos | Consultoria

Certificação PMP – Parte 2 – Requisitos

As certificações, por definição, servem para atestar que o profissional tem um conhecimento e experiência mínimos a respeito de uma determinada área, framework ou metodologia.  A Certificação PMP também funciona da mesma maneira.

Imagem relacionada

Foto: Alejandro Peñaloza

Os conhecimentos são medidos através de um exame, sobre o qual iremos falar num  post mais adiante. Já a experiência é medida através do cumprimento de alguns requisitos que vamos destacar a seguir.

Tempo de Experiência

Diz respeito ao tempo de  atuação do candidato como gerente, coordenador ou líder de equipe de projetos.

A Certificação PMP presume que o candidato tenha uma experiência minima de 3 anos (4.500 h) para nível de formação superior e 5 anos (7.500 h) para nível de formação médio.

Como visto acima, requisitos como o tempo de experiência, são determinados pela escolaridade do candidato.

Mas note que a experiência do candidato não será avaliada apenas na aplicação de sua inscrição para o processo de certificação, mas durante o exame ele também será testado através de questões vivenciais.

Todo este processo  é desenhado de acordo com os mais  avançados métodos de avaliação. O objetivo é assegurar que o futuro PMP realmente tenha os conhecimentos e experiencia profissional suficientes para obtenção da certificação.

Imagem relacionada

Foto: Alda Alves

Dica: Não existe exigência de que o candidato tenha liderado os projetos relatados durante todas as suas 5 fases.

Dica: O tempo total pode ser dividido entre vários projetos.

Dica: Monte uma planilha com todas as suas experiências em gerenciamento de projetos, com a descrição do projeto e as datas de início e término de sua atuação. Isso facilitará o preenchimento de sua aplicação.

Formação em Gerenciamento de Projetos

Exige-se que o candidato  a Certificação PMP tenha formação através de curso formal de gerenciamento de projetos com duração minima de 35h.

REP x ñ REP

“Tenho que fazer treinamento em uma REP para estar apto para a certificação?”

Os REP (Provedor Registrado de Educação) são empresas aprovadas, previamente, pelo PMI para emitir automaticamente Unidades de Desenvolvimento Profissional (PDU´s) e Contato no Cumprimento dos Requisitos de Certificação (CCR) para seus treinamentos.

As horas de CCR/PDUs vindas de empresas ñ REP também são válidas. Mas é de responsabilidade dos candidatos à certificação a apresentação de documentação que comprovem a idoneidade da informação caso seja solicitado pelo PMI.

Resultado de imagem para formação

Foto: Heisenberg

Dica: Não existe exigência de que o candidato tenha realizado treinamento em instituições REP.

Dica: Os cursos das instituições REP não são padronizados, como alguns insistem em dizer. Eles seguem critérios básicos determinados pelo PMI. Logo você não tem garantia de estar adquirindo a melhor instrução. Avalie outros aspectos.

Dica: Quando adquirir um treinamento em gerenciamento de projetos verifique o curriculum dos instrutores, se eles realmente tem experiência em projetos e atuam na área. Não se prenda só ao selo de REP.

Dicas: Muitas empresas de treinamento em diversas áreas de processos industriais estão se “aventurando” em treinamentos de Gerenciamento de Projetos. Avalie buscar empresas especializadas em projetos. Lembre: Projeto é projeto e processo é processo.

Dica: Atualmente o Capitulo PMI-SP tem uma Academia de Formação para Instrutores em Gerenciamento de Projetos (AFIGP). A AFIGP prepara instrutores nas melhores técnicas andragógicas e certifica que estes atuam de acordo com as exigências do PMI. Procure em sua região cursos com instrutores habilitados pelo PMI, e de preferência que possam comprovar que já atuaram em treinamentos promovidos pelo PMI.

MBA

“Tenho MBA em Gestão de Projetos, meu curso tem validade para a certificação?”

Todo curso de formação em gerenciamento de projetos, baseado nas melhores práticas, é valido para a Certificação PMP.

Dica: Se você fez um MBA em outra área ou curso superior que contenha um módulo de Gestão de Projetos que tenha duração  minima de 35h,  pode ser considerado válido para a certificação.

Preparatório

“O preparatório é requisito para a Certificação PMP ou posso me preparar sozinho?”

O curso preparatório não é um critério para a Certificação PMP.

Na realidade o exame da certificação PMP presume que você tenha o conhecimento teórico e a experiência, porque já exerce as melhores práticas com fluência. Logo estaria naturalmente preparado para o exame.

O preparatório é um artificio para sanar lacunas que o candidato possa ter. Inclusive alguns capítulos do PMI oferecem Cursos Preparatórios, mas são iniciativas isoladas. Não existe a padronização internacional para este tipo de curso.

Imagem relacionada

Foto: Hetel Marangoni

Dica: Caso você decida por se preparar sozinho,  busque uma literatura de qualidade baseada no PMBok e adquira um bom simulado. Existem muitos no mercado. Isto te ajudará na preparação pra prova.

Dicas: Use os simulados com cuidado, mais que 4 quatro simulados durante a preparação pode acarretar na repetição de questões e no consequente mascaramento do resultado. Simulados com acertos entre 85% e 90%, já são indicio de que o candidato esta preparado para o exame.

Dica: Se você decidir por um curso preparatório, escolha uma instituição que tenha instrutores certificados PMP e que atuem realmente em gerenciamento de projetos. Dê preferência aos instrutores que sejam formados e habilitados pelo PMI, e se possível que já  tenham atuado em curso patrocinados pelo PMI.

Dica: Suspeite de cursos preparatórios com menos de 60h e que tenham apenas 1 instrutor. O conteúdo de um curso preparatório PMP é muito denso, 30 ou 40h são insuficientes para preparar o candidato com real eficiência. E instrutores únicos podem não estar capacitados  para cobrir todas as áreas de conhecimento. É sempre bom ter diversas visões durante a preparação para o exame.

Resumo

 

Você perdeu nossos posts anteriores? Quer saber oque já falamos sobre este assunto? Leia  nosso  post anterior e entenda a importância da certificação PMP e sua origem.

Se você tem interesse por mais informações sobre este assunto, continue acompanhando nossas publicações. Lei nosso próximo post sobre o processo de Assessment.

E  caso você queira saber algo  sobre a mudança do exame para certificação PMP, com a 6° Edição do PMBOK, leia:

TERROR !!!! Mudanças no Exame da Certificação PMP – PMBok 6° edição

Quer saber tudo sobre as mudanças na certificação e como se preparar para a prova? Baixe grátis o nosso livro Certificações PMP e CAPM sem dúvidas – O seu guia definitivo para se dar bem na prova

Livro

Mas se você está a procura de um curso que já esteja alinhado com o PMBOK 6, você precisa conhecer o nosso preparatório. A Difusão GP juntou anos de experiência para trazer o que há de melhor pra você, nós queremos te auxiliar na caminhada para esta conquista.

Preparatório PMP e CAPM

 

Gostou do artigo, curta, compartilhe, comente…