Difusão GP

Gestão de Projetos | Treinamentos | Consultoria

Certificação PMP – Parte 1 – Introdução

O gerenciamento de projetos é uma área em crescimento constante.  Devido a isso, percebemos nos últimos anos uma maior exigência sobre os profissionais atuantes nesta área. A Certificação PMP é uma grande ferramenta que os profissionais de projetos podem utilizar para responder esta demanda.

Um pouco de história

No período final da segunda revolução industrial, por volta dos anos 1890, aconteceram as primeiras atividades de gerenciamento de projetos. Surgia a necessidade de gestão dos grandes empreendimentos de infraestrutura da época.  Empreendimentos que envolviam grande quantidade de investimentos, operários e matéria prima, além da grande urgência pelos resultados positivos.

Imagem relacionada

Ilustração: Alfonso Casal

No início das atividades de projetos os profissionais atuavam de modo empírico, baseados em suas próprias experiências. Eles se desenvolviam através da troca com outros profissionais e sobretudo por meio da “metodologia” de erros e acertos.

Nos anos 1960 e 1970 surgiram os institutos de gerenciamento de projetos e a maior possibilidade de compartilhamento de experiências. Com eles, a consolidação de melhores práticas para o exercício do gerenciamento de projetos. Se inicia também o desenvolvimento de metodologias de gestão baseadas em abordagens teóricas e na aplicação de estudos acadêmicos voltados para administração, liderança e gestão de pessoas.

A partir daí a criação das certificações nos anos 1980 foi um caminho natural. Muito bem vistas, pelas empresas, para credenciar profissionais capacitados. As certificações atestam que estes profissionais têm conhecimentos específicos na área, acataram o código de ética do instituto certificador, possuem alguns anos de experiência na área e foram aprovados em exame específico.

Certificação PMP

A certificação PMP é, atualmente, a mais conhecida e respeitada certificação em gerenciamento de projetos. Surgiu em 1984 e em 1999 foi a primeira certificação do PMI reconhecida pela ISO. Hoje tem mais de 750 mil profissionais certificados no mundo.

Resultado de imagem para Certificação PMP

Fonte: PMI

Entre 2009 e 2013 houve um aumento de cerca de 100% no número de empresas que exigem que os profissionais de gerenciamento de projetos contratados tenham a certificação PMP. E ainda foi verificado que mais de 65% das empresas pesquisadas pretendem adotar a mesma exigência, a curto prazo, ou consideram a certificação um diferencial.

Devo me certificar? Como fazer?

Nas palavras do Prof. Dr. Ângelo Valle, fundador do PMI no Brasil, “o gerenciamento de projetos é uma carreira emergente”.  E ainda segundo o Dr. Tom Peters “quem não souber gerenciar um projeto será um analfabeto do futuro”.

Neste mundo que estamos visionando para o futuro, saber gerenciar projetos será essencial e ter uma certificação PMP um grande diferencial. Como conseguir a sua?

Resultado de imagem para Diferencial competitivo

Foto: Stock

Você esta interessado em saber mais detalhes sobre a certificação PMP e obter dicas de como obter a sua? Siga nossos próximos posts, nós vamos dar todos os detalhes sobre os requisitos necessários para estar apto para o exame..

 

Se você quer saber algo  sobre a mudança do exame para certificação PMP, com a 6° Edição do PMBOK, leia:

TERROR !!!! Mudanças no Exame da Certificação PMP – PMBok 6° edição

Quer saber tudo sobre as mudanças na certificação e como se preparar para a prova? Baixe grátis o nosso livro Certificações PMP e CAPM sem dúvidas – O seu guia definitivo para se dar bem na prova

Livro

Mas se você está a procura de um curso que já esteja alinhado com o PMBOK 6, você precisa conhecer o nosso preparatório. A Difusão GP juntou anos de experiência para trazer o que há de melhor pra você, nós queremos te auxiliar na caminhada para esta conquista.

Preparatório PMP e CAPM

 

Gostou do artigo, curta, compartilhe, comente…