Difusão GP

Gestão de Projetos | Treinamentos | Consultoria

Ano Novo Metas Novas

Após um breve recesso de fim de ano nós estamos de volta com nossos posts semanais. E no inicio do geralmente renovamos nossas esperanças, traçamos metas, fazemos planos tanto para a nossa vida pessoal quanto para a vida profissional.

E é por isso que este será o tema do nosso primeiro post… metas!

Radar da Significância

Uma das formas mais práticas para avaliarmos a nossa vida de uma forma mais ampla, levando em conta o que realmente importa, é o Radar da Significância. Este gráfico, que pode ser feito no excel como no exemplo abaixo, ou em um papel, é extremamente útil para você se auto avaliar.

Exemplo de radar da significância

Radar da Significância

Neste gráfico você pode plotar como você se auto avalia no momento atual em cada um dos eixos. Da mesma forma, você pode plotar como você gostaria de estar ao final do ano. Mesmo que seja de forma subjetiva, é uma auto reflexão que é muito válida.

O número de eixos do gráfico pode variar de acordo com os itens que você considera mais relevante para você ou aqueles que você mais gostaria de atuar durante o ano, os eixos que selecionei são só um exemplo, altere conforme a sua necessidade.

Traçando Metas

Para cada eixo do gráfico você deve identificar qual é ou quais são as suas metas para aquele ano. Comece pelos eixos onde você identificou um gap maior. Trace pelo menos uma meta que possa te levar até aquele nível que você determinou como objetivo.

Se pegarmos o eixo “Saúde Financeira”, você pode por exemplo traçar a meta de “poupar 10 mil reais até o fim do ano”.

Para verificar se você está de fato traçando metas boas, responda essas três perguntas básicas, para cada uma das metas.

  • P1 – É possível medir esta meta?
  • P2 – A meta é realmente desafiante para mim?
  • P3 – É possível atingir esta meta?

Com isso você terá uma lista de realizações que são pertinentes para você e que vão te levar a alcançar seus objetivos.

Empreendendo Projetos

Note que se você se auto avaliou no momento atual com uma nota baixa e considera que é preciso trabalhar muito este item, você precisará empreender algum projeto ou plano de ação para atingir sua meta.

Se for este o seu caso, recomendo que você crie um Canvas para cada um desses projetos. Acompanhe a linha do tempo de forma mais próxima. Avalie quem pode te ajudar nessa jornada. Leia este post que ele te ensinará a utilizar o Canvas.

Canvas

Canvas de Benefício

Acompanhamento

Anote suas metas no celular para que você possa revisar com mais frequência e onde estiver. Isso ajuda para acompanhar metas que evoluem gradualmente, por exemplo, ler uma quantidade determinada de livros.

O momento que você se auto avalia também conta muito, então é muito importante que você revise seu Radar da Significância, suas metas e seus projetos com frequência. Eu sugiro que você faça isso pelo menos uma vez no meio do ano e outra no final.

Para aquelas metas que exigiram projetos, imprima os canvas, preencha a lápis ou com postits e cole na parede da sua escrivaninha ou da mesa de estudos. Isso também te ajudará a acompanhar a evolução das suas metas.

Aproveite essas dicas e comece hoje mesmo a pensar nas suas metas e projetos. O que é importante para você em 2018? Mãos à obra!

Gostou do nosso post, curta, comente e compartilhe…